Nesta edição de Dicas da Semana, indicamos alguns eventos que destacam o protagonismo de mulheres negras em diferentes manifestações artísticas e também na política.

Confira!

Caminhos e legados

Nesta sexta-feira, 29 de abril, às 16h, estreia no Youtube o primeiro episódio da  websérie documental  “Geledés – Caminhos e Legados”, que registra a luta das mulheres negras no Brasil e a atuação da organização para a erradicação do racismo e sexismo na sociedade brasileira. 

Com direção e produção executiva de Day Rodrigues, serão disponibilizados nove episódios ao longo do ano. O primeiro narra a preservação da memória utilizada como tecnologia de autonomia política. 

A história que é tecida e conservada por mulheres negras resgata a memória como um direito humano para a democratização do futuro. Como pesquisadora, Suelen Girotte junta-se a Sueli Carneiro para falar sobre a conjuntura política na época de criação do Instituto.  

A websérie conta com participações de Antonia Quintão, Erica Malunguinho, Natalia Carneiro, Neon Cunha, Maria Sylvia, Suelen Girotte, Suelaine Carneiro e Sueli Carneiro.

Mulheres e política

Na sexta-feira, dia 29 de abril, acontece diretamente de Salvador o encontro Mulheres e política: feminismo e antirracismo nos espaços de poder”, realizado pela coletiva Diálogos Insubmissos de Mulheres negras

O evento apresenta a ação transformadora das mulheres de esquerda na política em diversas partes do mundo. Neste diálogo, teremos a oportunidade de ouvir algumas destas representantes, como Vilma Reis, Erica Malunguinho, Taliria Perone, dentre outras. 

A live será transmitida no Youtube da Fundação Rosa Luxemburgo

Livros e brinquedos afirmativos

Dentro da Festa Literária Arte e Identidade, que acontece em Salvador (BA), de sexta a domingo, dias 29 de abril a 1º de maio, acontece a Feira de Livros e Brinquedos Afirmativos no Largo Quincas Berro D’Água, das 10h às 19h.

A feira reúne profissionais da cadeia produtiva cultural, literária, educação e artística, e busca promover a democratização do acesso aos livros de literatura com recorte afro-brasileiro.

No sábado, às 19h30, acontece um bate-papo com o cantor e compositor Russo Passapusso com mediação da jornalista Val Benvindo.

Não foge à luta

No sábado, dia 30 de abril, a Casa do Samba Parnaibano, em Santana do Parnaíba (SP) realiza o “Sarau d@s que não fogem à luta” a partir das 11h, com bate-papo sobre cultura tradicional e contemporânea. Às 14h o sarau recebe a participação de artistas da região. O espaço cultural fica na Rua. André Fernandes, 51 – Centro. 

Oficina de Poesia

No sábado, dia 30, a Ocupação Cultural Mateus Santos recebe a poeta Eno para uma oficina de poesia, às 17h, trazendo poesia marginal, trabalho de corpo e escrita criativa. 

A ocupação fica na Avenida Paranaguá, 1633, em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo (SP).


 

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.