A partir dessa semana,o Nós, mulheres da periferia prepara um conteúdo especial, o nosso “Expresso”, com notícias, agenda cultural e dicas da semana selecionadas por nossa equipe. Confira abaixo os destaques desta edição:

Auxílio Emergencial

A nova edição de pagamentos do auxílio emergencial está prevista para começar na semana que vem. A gente explica quem terá direito a receber e quais são os valores reajustados. Confira aqui.

Cientistas Negras

Esta semana publicamos uma entrevista com a cientista da computação Nina da Hora. Ela se dedica a compartilhar conteúdos e promover as tecnologias de pessoas negras. Para inspirar outras meninas, principalmente as crianças, recomendamos também o livro de passatempos que apresenta cientistas negras.

Criado por pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a publicação quer dar visibilidade a pesquisadoras negras, e estimular meninas a seguir carreira nas ciências.

Os passatempos são caça-palavras, desenhos para colorir e palavras cruzadas sobre a trajetória e o protagonismo de cientistas negras brasileiras.

Para baixar o livro, clique neste link.

App contra pandemia da Covid-19

Outra dica de ciência é uma tecnologia desenvolvida pela empresa Global Health Monitor em parceria com o Instituto Butantã que criaram uma plataforma para monitoramento dos casos de Covid-19.

Baseado no rastreamento de contatos, o app GHM ajuda usuários a detectarem se estiveram próximos a uma pessoa contaminada.  Além de indicar áreas de risco por meio de mapas de calor, o GHM ajuda no monitoramento de sintomas individuais.

Para ter acesso, basta pesquisar e baixar gratuitamente o aplicativo “Global Health Monitor” nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store.

Arte online

Em uma série de quatro vídeos de contação de histórias que mescla contos afro-
brasileiros com histórias de mulheres negras que são parte da cultura e luta do país, o projeto Encontro às escuras tem objetivo de trazer a representatividade e o protagonismo para a população preta.

A estreia dos vídeos acontecerá a partir do dia 4 de abril, e segue nos dias 5, 6 e 7, sempre às 19 horas, nas redes sociais do projeto, produzido por Ana Moraes, com apoio da Prefeitura de Franco da Rocha e Secretaria Especial da Cultura.

 

 

Temas: