COMPANHIAS DE TEATRO NEGRO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Fundado em 1944 por Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro (TEN) tinha o objetivo de trazer valorização social e cultural do povo afro-brasileiro.

Assim como essa iniciativa histórica, atualmente há grupos de teatro que esbanjam potências negras em cima dos palcos.

Tá afim de acompanhar espetáculos feitos por pessoas negras? Confira 7 companhias de teatro negro.

Protagonizado por mulheres pretas, o Capulanas - Cia de Arte Negra é um teatro negro localizado no Jardim São Luis, zona sul de São Paulo. O espetáculo Solano Trindade e Suas Negras Poesias, o primeiro companhia, une a escrita do poeta com vivências cotidianas das atrizes.

CAPULANAS (@capulanasciadeartenegra)

A Cia Os Crespos é composta por artistas negros formados na Universidade de São Paulo (USP). Em 2014, estreou o espetáculo Cartas a Madame Satã ou me Desespero sem Notícias Suas que contou com a colaboração de diversas pessoas que enviaram cartas ao grupo contando sobre suas experiências de vida

OS CRESPOS @oscrespos

Criado em São Paulo (SP), o Coletivo Negro é um grupo de investigação cênico-poético-racial sobre a criação teatral. O espetáculo "Farinha com Açúcar ou Sobre Sustança de Meninos e Homens", obra tributária aos legados dos Racionais MC's, rendeu a Jé de Oliveira a contemplação no 6º Prêmio Questão Crítica.

COLETIVO NEGRO

Localizada em Belo Horizonte (MG), a Companhia Negra de Teatro se dedica a pesquisar o teatro negro. O espetáculo Chão de Pequenos, acompanha dois meninos órfãos que esperam pela adoção, trazendo reflexões sobre amizade e abandono.

COMPANHIA NEGRA DE TEATRO @cianegra

Com foco na pesquisa de um teatro que beba nas manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana, o Teatro Negro e Atitude é sediado em Belo Horizonte (MG). Entre os espetáculos do grupo está o À sombra de uma goiabeira, que conta uma história de rupturas na relação entre um pai e um filho.

TEATRO NEGRO E ATITUDE @teatronegroeatitude

Criado em 2014 no Rio de Janeiro (RJ), o Coletivo Bonobando atua com o desejo de descentralizar e democratizar o acesso à arte e à cultura. O grupo conta com dois espetáculos em repertório, Cidade Correria (2015) e Jongo Mamulengo (2016).

COLETIVO BONOBANDO @bonobando

Localizado em Salvador (BA), o Bando de Teatro Olodum defende um projeto de expressão negra coletiva nas artes cênicas. Essa é a nossa praia (1991) foi o espetáculo de estreia, que faz parte da Trilogia do Pelô, com Ó Paí, Ó (1992) e a Bai, Bai, Pelô (1994).

BANDO DE TEATRO OLODUM @bandodeteatroolodum

De Florianópolis (SC), o coletivo NEGA foi criado com o objetivo de suprir a falta de oportunidade para a população preta no teatro. Preta-à-porter, uma das peças da companhia, expõe atrocidades racistas da sociedade patriarcal e belezas encontradas nos sonhos e nas lutas por uma sociedade mais justa.

COLETIVO NEGA @coletivonega

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a sua rede

TEXTO: BEATRIZ DE OLIVEIRA