Quem foi Mãe Menininha do Gantois?

Grande nome de mãe-de-santo do candomblé no Brasil, a Yalorixá Mãe Menininha do Gantois, lutou contra a intolerância religiosa. 

Era neta de escravos, nasceu em 10 de fevereiro de 1894, em Salvador (BA) e faleceu em 13 de agosto de 1986, aos 92 anos.  .

Foi iniciada nos rituais de candomblé pela tia Pulquéria tornou-se a quarta das Iyálorixá do Terreiro do Gantois, fundado por sua bisavó. Liderou o local por mais de 60 anos.  

Mãe Menininha foi uma das principais personalidades a lutar pelo fim das restrições a cultos impostas pela Lei de Jogos e Costumes de 1930. 

No ano de 1976, o então governador da Bahia, Roberto Santos, sancionou decreto definindo que as casas de candomblé não precisariam mais pagar taxas e obter licença nde funcionamento. 

A Iyálorixá era procurada por artistas e intelectuais, sendo homenageada em canção de Dorival Caymmi: “Oração a Mãe Menininha”

Um trecho da música diz: “A estrela mais linda, hein Tá no Gantois O sol mais brilhante Tá no Gantois A beleza do mundo Tá no Gantois A mão da doçura, hein Tá no Gantois O consolo da gente, ai Tá no Gantois A Oxum mais bonita, hein Tá no Gantois”

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a sua rede

TEXTO: BEATRIZ DE OLIVEIRA