CONFIRA 8 LIVROS INFANTIS COM MENINAS PROTAGONISTAS

Ler é tudo de bom! Os livros infantis estimulam o desenvolvimento das crianças de várias formas: ampliam o repertório, expandem o contato com as palavras e trazem pontos de vistas diferentes sobre um tema.

Além disso, podem ser uma porta de entrada para discutir questões relevantes sobre gênero.

Selecionamos 8 livros infantis que têm meninas como protagonistas nas histórias e que falam sobre empoderamento feminino. Confira!

Conta a história da princesa Cíntia, que se apaixonou pela costureira Ishtar. Ao dizer isso para o pai, ele ordena que a prendam na torre do castelo. Com a ajuda da Fada Madrinha e de uma Agulha Mágica, conseguem um final feliz.

“A princesa e a costureira”,  de Janaína Leslão

Sem pai nem mãe, a menina de nove anos Píppi mora sozinha. Um cavalo e um macaquinho são seus companheiros. Realizando sonhos de liberdade e aventura, é uma menina encantadora.

“Píppi Meialonga”,  de Astrid Lindgren

Em meio a desencontradas na família de Luna Clara, a sua vida cruza com a de Apolo Onze, na região de Desatino do Norte.

“Luna Clara & Apollo 11”,  de Adriana Falcão

Matilda amava ler. Devorando um livro atrás do outro, passava horas na biblioteca. Seus pais, que viam televisão o tempo todo, não entendiam o gosto da menina.

“Matilda”,  de Road Dahl

Conta as aventuras de Alice, que ao cair numa toca de coelho chega até um lugar repleto de criaturas fantásticas.

“Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll Cosac

Conta a história de dois irmãos, um príncipe e uma princesa, que viviam em um castelo cumprindo suas tarefas como mandava a tradição. O livro questiona os velhos valores do mundo das princesas.

“Procurando firme”,  de Ruth Rocha

Conta a história real de Malala Yousafzai que quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão.

“Malala, a menina que queria ir para a escola”,  de Adriana Carranca

Conta a história de uma menina, que numa conversa com o pai debaixo de uma amoreira, aprende sobre sua identidade.

“Amoras”, de Emicida

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a sua rede

TEXTO: BEATRIZ  DE OLIVEIRA