No mês em que se celebra a mulher negra, o Nós, Mulheres da Periferia listou sete canais no Youtube protagonizados por mães negras para você seguir.  São mulheres pretas que compartilham sua experiência sobre a maternidade e que inspiram outras mães na luta diária que é a maternagem.

EPRODUÇÃO

Xan Raveli e Tia Má / Reprodução facebook

É necessário falar de maternidade com foco específico de raça, pois há questões e desafios a ser enfrentados que envolvem mães negras e que não envolvem mães brancas, assim como há também os problemas que atingem todas as mães, mas são ainda mais intensos para as negras.

Confira os canais para seguir

  • Xan Ravelli – Soul Vaidosa

Alexandra Ravelli fala sobre beleza negra, comportamento, estilo, cultura. E também sobre maternidade, paternidade e infância. Ela é mãe de Rael, de dois anos e a Jade, de cinco anos.

  • Preta pariu – Sá Ollebar

Sá Ollebar é mãe de quatro crianças. No canal, ela fala sobre a mulher negra, moda, beleza, maternidade, conhecimento e feminismo. “Existe um apagamento enorme das mulheres negras nas principais mídias e para nós que pensamos em construir um mundo mais representativo, até para que nossas crianças vejam um mundo com possibilidades, é importante que todo negro se posicione, cada qual com sua forma”, diz em sua apresentação.

  • Elisama Santos

Elisama é escritora, autora de “Tudo eu- confissões de uma mãe sincera” e “{Re}Olhar – acolhendo quem somos e os filhos que temos”. Ela se define como “Semeadora da autocompaixão e empatia, sobretudo na vivência materna”.

  • Ana Paula Xongani

Ana Paula é proprietária da Xongani, loja que vende roupas, brincos, turbantes e vários outros itens inspirados nas cores e formas africanas. No canal, ela fala sobre beleza, moda, maternidade e infância. Ela é mãe da Ayoluwa, de três anos.

  • Egnalda Cortes

Egnalda Côrtes fala sobre educação e capacitação de filhos negros no Brasil, maternidade negra, comportamento, estilo de vida.

  • Tia Má

Maíra Cristina Dias Azevedo é jornalista. Eleita pelo Blogueiras Negras uma das 25 negras mais influentes da internet, Tia Má fala sobre situações cotidianas e sem cerimônia diz o que pensa, mas da forma mais carinhosa. Ela é mãe de um menino de nove anos.

  • Bidê – Luka Franca

Luka fala sobre sobre racismo, machismo, política e filhos. Ela é paraense radicada em São Paulo e é mãe da Rosa, de oito anos.

Leia também: 

Temas:

Sobre a autora:

Mayara Penina

Mayara é jornalista e moradora do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *