“Eu sou muitas”: histórias de mulheres vítimas de relacionamentos abusivos

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de feminicídio de acordo com a ONU Mulheres. Além disso, três em cada cinco mulheres sofreram, sofrem ou sofrerão violência em um relacionamento afetivo. Para fomentar o debate sobre relacionamentos abusivos e machismo, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, recebe o projeto “Eu sou muitas”, de Karlla Girotto. […]

Por Redação

03|08|2017

Alterado em 03|08|2017

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de feminicídio de acordo com a ONU Mulheres. Além disso, três em cada cinco mulheres sofreram, sofrem ou sofrerão violência em um relacionamento afetivo. Para fomentar o debate sobre relacionamentos abusivos e machismo, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, recebe o projeto “Eu sou muitas”, de Karlla Girotto.
A iniciativa une por meio das artes visuais, mulheres vítimas de relacionamentos abusivos. A programação tem início dia 8 de agosto e reúne exposição fotográfica, bate-papo com a artista e oficina para confeccionar máscaras que posteriormente farão parte da exposição.
A mostra reúne 14 fotografias de mulheres que participaram do projeto e criaram máscaras a partir do conto “A dama do mar”, adaptação de Susan Sontag para uma obra de Henrik Ibsen. A mostra passou pelo Sesc Ipiranga em 2016, e todas as fotos são resultados de um longo processo de leitura do conto, discussão sobre sociedades matriarcais – nas quais a noção ocidental do papel masculino patriarcal é deslocada e o eixo social e econômico é baseado na figura da mulher, e confecção de máscaras de acordo com as referências estéticas das sociedades apresentadas.
“No conto ‘A dama do mar’, há uma passagem na qual diz que a personagem sente-se com a pele roubada e, ao fim do texto, parece estar bordando algo que pode ser interpretado como a sua própria pele. Após a confecção da máscara as participantes são convidadas a fazer uma foto com a nova pele, o novo rosto, e é essa fotografia que faz parte da mostra”, conta Karlla Girotto, idealizadora do projeto.
No dia 8 de agosto, terça às 20h,  acontece uma roda de conversa com a artista. Karlla fala sobre o processo de criação, a produção coletiva com as participantes das oficinas do projeto e a importância de falar sobre a violência doméstica para que o assunto deixe de ser tabu. “A mulher que passa por violência doméstica tem vergonha de admitir, se acha fraca por ainda estar com um homem que a maltrata mesmo não tendo forças para sair da situação. E depois, quando consegue se distanciar terminando o namoro/casamento/relacionamento, demora um tanto para elaborar o trauma e começar a falar”, diz Karlla.
O projeto incentiva as participantes a criarem sua máscara e contribuírem com a exposição. Os encontros acontecem entre 22 de agosto e 12 de setembro, terças às 14h e as mulheres interessadas devem se inscrever na Oficina Cultural até 18 de agosto.
eu sou muitas5 eu sou muitas4 eu sou muitas3 eu sou muitas2 eu sou muitas1 eu sou muitas
Programe-se!
Exposição: “Eu sou muitas”
De 8 de agosto a 30 de setembro, terça a sexta das 10h às 21h30.
Conversa com Karlla Girotto
8 de agosto, terça das 20h às 21h30
Sem necessidade de inscrição prévia. Chegar com 30 minutos de antecedência no local | 30
vagas
Convocatória aberta: eu sou muitas | 16 anos
De 22/8 a 12/9, terças das 14h às 17h
Inscrições gratuitas no local até 18/8 | 12 vagas
R. Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera, São Paulo – SP