Por Redação | 21/09/2017

A série “Diálogos da Cidadania” realiza mais uma edição no próximo dia 28 de setembro, às 14h, na Praça de Eventos do Sesc Itaquera. Desta vez, o tema será será “gravidez na adolescência” e participam do debate Albertina Duarte (ginecologista e obstetra), Gabriela Barbosa (atriz, militante feminista e estudante de Obstetrícia), Jefferson Drezett (responsável pelo Núcleo de Programas Especiais – Serviço de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington) e Armindo Pinto (diretor teatral).

Em uma sociedade com fortes características machistas e tradicionalistas, a responsabilidade da gravidez é associada diretamente à mulher, quem deve administrar o próprio corpo com contraceptivos caso queira evitá-la. É também uma questão de gênero a diferença no incentivo à sexualidade masculina enquanto as garotas jovens são educadas para se preservar virgens e comportadas. Além disto, estima-se que a cada ano, no Brasil, 500 mil mulheres realizam o aborto, na maioria das vezes de maneira ainda ilegal.

Crédito: DiCampana Foto Coletivo | Léu Britto

Crédito: DiCampana Foto Coletivo | Léu Britto

Irregular, o aborto representa grave risco à saúde e integridade feminina, por ser realizado sem condições físicas, higiênicas ou emocionais adequadas, podendo levar à morte ou deixar sequelas irreversíveis. Este cenário, já grave, é piorado quando percebemos que uma discussão urgente e honesta sobre o assunto, para a elaboração de novas leis, é permeada por referências ideológicas e religiosas que, ao invés de avaliar a situação a partir de dados concretos, lançam a questão ao plano dos assuntos morais. O mesmo ocorre no âmbito educacional, onde ações de prevenção e educação sexual são restringidas ou evitadas por completo por precisarem encarar a sexualidade adolescente e juvenil.

Programe-se!

Dia 28 de setembro, quinta-feira, às 14h
Sesc Itaquera
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *