MULHERES DAS PERIFERIAS PARA SEGUIR E FORTALECER

Mulheres das periferias estão por aí fazendo história, reivindicando direitos e produzindo conteúdos.

Selecionamos 10 destas minas e coletivos criados por elas para você conhecer e seguir nas redes sociais.

Andreza Delgado é cria do Capão Redondo, zona sul de São Paulo (SP) e cofundadora da Perifacon, evento de cultura pop das favelas.

ANDREZA DELGADO @andrezadelgado

Geni Núñez é indígena guarani e vive em Santa Catarina. Em suas redes sociais, a psicóloga fala sobre não-monogamia, relacionamentos e descolonização.

GENI NÚÑES @genipapos

ALINE RODRIGUES @eualine.rod

Aline Rodrigues é jornalista, educadora popular e uma das fundadoras do veículo Periferia em Movimento. Mora no Campo Limpo, zona sul de São Paulo (SP).

Eliete Paraguassu é marisqueira, pescadora e quilombola da Ilha de Maré, em Salvador. A defensora do meio ambiente integra a Articulação Nacional das Pescadoras.

ELIETE PARAGUASSU @paraguassueliete

A pesquisadora Givânia Silva nasceu no quilombo de Conceição das Crioulas, na cidade de Salgueiro (PE). É membra da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

GIVÂNIA SILVA @sgivania

A comunicadora popular Lana Souza é cofundadora do Coletivo Papo Reto, que atua do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro (RJ).

Lana Souza @lanadsouza

No Capão Redondo, zona sul de São Paulo (SP), o casal Aline Brito e Alessandra Ayabá é autor do perfil Maternidade Sapatão, onde compartilham suas experiências como mães de gêmeos.

Maternidade Sapatão @maternidadesapatao

No bairro de Pedra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ), o coletivo Mulheres de Pedra tem como objetivo incentivar o protagonismo da mulher negra.

Mulheres de Pedra @mulheresdepedra

Atinúké é um grupo de estudos sobre o pensamento de mulheres negras. O coletivo está localizado em Porto Alegre (RS).

Coletivo Atinúké @atinukemulheresnegras

O coletivo Roda de Samba de Mulheres de Itapuã tem o intuito de fortalecer as mulheres através da música, no gênero samba. Itapuã é um bairro da zona leste de Salvador (BA).

Coletivo Atinúké @atinukemulheresnegras

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a sua rede

TEXTO: BEATRIZ  DE OLIVEIRA