A Festa de São João acontece entre 23 e 24 de junho, celebrando o nascimento do mártir da Igreja Católica, assassinado pelo Império Romano.
O São João faz parte das comemorações juninas, as tradicionais festas juninas.
Antes da Idade Média, homenageava os deuses da natureza e fertilidade. No Brasil, a data chegou no período colonial e foi ressignificada para comemorar a data de três santos católicos: São João, Santo Antônio e São Pedro.
As festas juninas começam em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, 23 e 24 é celebrado o dia de São João, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro.
O mastro de São João inclui sua imagem, três bandeiras ou fitas coloridas, representando outros santos da festa: Santo Antônio e São Pedro.
SÍMBOLOS TRADICIONAIS:
Os alimentos, hoje típicos da celebração, têm esta característica por coincidirem com a época da colheitado milho.
A fogueira de São João é acesa na noite do dia 23. É comum saltar as brasas da fogueira no dia 24.
Os matrimônios característicos das quadrilhas de São João, são motivados por Santo Antônio, que carrega a fama de "santo casamenteiro".
O fim do ciclo junino é marcado pelo dia de São Pedro, em 29 de junho. O santo conhecido como "porteiro do céu". Por ter sido pescador, acredita-se que é o responsável por abençoar as chuvas e as colheitas.
A maior festa de São João do mundo acontece na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Mas, outras cidades nordestinas não ficam para trás:Caruaru/PE; São Luís/MA; Mossoró/RN; e Teresina/PI.